Comunicado sobre o Curso de Ciências Básicas em Oftalmologia da SMO

Belo Horizonte, 17 de março de 2020.

Aos Chefes e Coordenadores de Residências e Cursos de Especialização em Oftalmologia

Prezados senhores,

A Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO), já há 5 anos, vem realizando o Curso de Ciências Básicas em Oftalmologia na Associação Médica de Minas Gerais, sempre com o prestígio e presença de várias residências e especializações.

Desde o ano passado, conforme todos sabem, nosso curso de três semanas vem sendo cuidadosamente preparado para ser realizado dos dias 16 de Março a 03 de Abril, com participação de mais de 25 professores e cerca de 34 alunos.

Entretanto, algo urgente tomou o primeiro plano de forma inusitada, exatamente nos dias do início do curso: a pandemia pelo COVID-19. Tentamos organizar o curso de modo a ser possível sua realização com segurança. Vale ressaltar que o curso funcionou de forma harmônica e segura, com conforto, espaço amplo, e todos os cuidados indicados, por dois dias inteiros,16 e 17 de março, segunda e terça –feira desta semana. Após reflexão com diversos colegas e coordenadores chegamos à conclusão que o mais prudente e seguro, para residentes, professores e a população em geral, seria a suspensão das aulas presenciais. Essa é a determinação também dos órgãos de saúde municipais, estaduais e federais, assim como da própria Associação Médica de Minas Gerais que cancelou todos os seus eventos. Como médicos, compreendemos que o isolamento é o meio mais eficaz de contenção da epidemia e precisamos enfrentar a realidade principalmente em tão grave e imprevisto caso de calamidade pública na que estamos entrando. Diversos Congressos, Simpósios e Cursos de Ciências Básicas foram sumariamente cancelados nas últimas semanas.

Sabemos que o curso é relevante para os residentes do primeiro ano, e imprescindível para que todas as residências e especializações tenham seus alunos preparados com as primeiras noções, para adentrar na Oftalmologia. Abordamos um panorama das ciências básicas que compõem a sustentação da  Oftalmologia como um todo, com experientes professores, que também são preceptores de ensino. A primeira possibilidade seriamente aventada e possível seria a interrupção completa das aulas. A remarcação para meses à frente como Junho ou Julho seria complexa, além de alterar a sequência natural do curso, e  por vários motivos,  atrasaria completamente o cronograma das residências.

Diante disso, visando mitigar os efeitos imprevistos dessa pandemia, temos discutido com diversos colegas para encontrar uma solução viável e urgente. Embora com tempo exíguo e diversas restrições, avaliamos a aquisição auxiliar da plataforma de ensino da Associação Médica, o workplace. Dessa maneira, conseguiríamos gravar aulas da maioria dos professores e disponibilizá-las apenas para nossos alunos, em EAD, mediante senha em tempo próprio. Embora precisemos avaliar a viabilidade real de tal opção imediata (tempo, custos, qualidade, etc), seria uma maneira de manter esse estudo minimamente viável durante o tempo reservado pelos nossos alunos abordando ao menos uma visão panorâmica da especialidade.

Gostaríamos da avaliação dos Coordenadores o mais rápido possível sobre as opções aventadas, até mesmo para tranquilizar os alunos, e tentarmos, em esforço coletivo da Coordenação de Ensino da SMO e de nossos professores, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance,  e em tempo hábil, para o que o aprendizado deste momento tão crucial, não sofra solução de continuidade. Pretende-se com isso que através deste curso, já uma tradição de nossa SMO, que vem atravessando a esfera estadual, seja realmente uma das armas para o sustentáculo da formação com qualidade  de nosso futuro oftalmologista. Esperamos ouvir de vocês, reforçamos, em tempo hábil, anuência ao nosso plano de contingência, em face do imprevisto.

Desde já, agradecemos a grande atenção e apoio.

Atenciosamente,

Comissão de Ensino da Sociedade Mineira de Oftalmologia

CALENDÁRIO

Setembro 2020
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
   
< Ago Out >